Também nesta segunda (18), OAB-PE divulgou nota 'repudiando veementemente o conteúdo do vídeo'. No grupo, aparece o ex-secretário de Turismo de Ipojuca e advogado Diego Jatobá.

Por Marina Meireles, G1 PE

Após repercutir bastante nos últimos dias nas redes sociais, o vídeo em que um grupo de brasileiros fala palavras de baixo calão junto a uma mulher estrangeira, durante a Copa da Rússia, foi tema de uma discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta segunda-feira (18). O assunto também gerou uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).

Levantado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Simone Santana (PSB), o assunto foi debatido pelos parlamentares e gerou um ato de repúdio no Plenário Eduardo Campos.

Gravado na Rússia durante a Copa do Mundo de 2018, o vídeo mostra o advogado e ex-secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, em um grupo de brasileiros que estimulam uma mulher que não sabe falar português a cantar, junto com eles, termos de baixo calão referentes a seu órgão sexual.

“Como mulher, a gente se sente representada ali. Eles agiram como se a mulher que estava lá fosse alguém menor, como se fosse um brinquedo deles. Apesar de ter sido um momento de brincadeira, aquilo acabou externando um sentimento intrínseco dele”, comentou a deputada. Responsável por trazer ao plenário o ato de repúdio, a parlamentar também assinou, em nome de seu gabinete, um voto de protesto em relação à situação.

Ex-secretário de Turismo de Ipojuca e advogado Diego Jatobá aparece ao lado direito da mulher (Foto: Reprodução/Internet)

Ex-secretário de Turismo de Ipojuca e advogado Diego Jatobá aparece ao lado direito da mulher (Foto: Reprodução/Internet)

Durante a sessão, o assunto foi repercutido pelos deputados presentes, como a deputada Teresa Leitão (PT). “Fico imaginando se essa situação acontecesse com uma filha, com a esposa, a namorada, com a mãe de algum deles. Esse é um comportamento que precisamos combater”, afirmou a deputada.

O deputado Edilson Silva (PSOL) também demonstrou repúdio ao vídeo, mesmo sem estar ciente da circulação na internet. “Soube através da discussão aqui na casa, mas desaprovo o comportamento das pessoas que aparecem nas imagens. Tenho quatro filhas e tento combater ao máximo esse tipo de postura”, disse o parlamentar.

Rodrigo Novaes (PSD) afirmou conhecer o ex-secretário de Turismo de Ipojuca. “Ele é um homem bom, mas errou e está sendo julgado pelos seus erros”, declarou o deputado.

OAB-PE divulga nota de repúdio

Por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco também divulgou, nesta segunda (18), uma nota onde “repudia veementemente o conteúdo” do vídeo.

No texto, a entidade diz que “a preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”.

Partidos

De acordo com o cadastro de filiados a partidos, disponível para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome de Diego Valença Jatobá aparece nas listas do Democracia Cristã (DC) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O G1 procurou os dois partidos e, por telefone, a assessoria do PSB informou que ele está com a filiação suspensa desde março de 2017, por não ter realizado um recadastro obrigatório. O presidente do DC em Pernambuco, José Geraldo Lins de Queiroz, afirmou que Jatobá já foi, mas não é mais filiado à legenda.