Sputnik - Segundo publicou o portal G1, a previsão é de que a energia retornará às 13 cidades afetadas pelo apagão no Amapá ainda neste sábado (21) através da ativação de 45 megawatts de geradores termoelétricos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também é esperado para a primeira visita ao estado desde o início da crise

Os 44 geradores estão sendo instalados na unidade federativa desde a terça-feira (17) e deverão iniciar os trabalhos com a presença de Bolsonaro no município de Santana. Os equipamentos trarão o retorno da energia de forma gradual nas regiões amapaenses até a quinta-feira (26). Apesar disso, não há garantia de que os 45 megawatts serão suficientes para suprir toda a demanda.

No dia 3 de novembro, o Amapá foi afetado por um apagão em 13 de suas 16 cidades, incluindo a capital Macapá e desde então a energia elétrica não foi totalmente restabelecida. Os cidadãos enfrentaram problemas de abastecimento de alimentos, água e serviços básicos. Diversos protestos foram registrados ao longo do período.
 
Há três semanas um rodízio com racionamento dividido por regiões no estado tem funcionado para manter um nível básico de abastecimento de energia no estado. As eleições municipais foram adiadas na capital do estado devido à continuidade da situação. Devido à falta de energia, há também relatos de perdas de eletrodomésticos, alimentos e privação de sono na população.