22/12/2020 12:57 - atualizado 22/12/2020 13:28
COMPARTILHE
 


Ao mesmo tempo que o mundo inteiro corre para conseguir vacinar a população contra o coronavírus, camelôs no Rio de Janeiro estão agindo com má-fé. Um grupo de ambulantes de Madureira, bairro da Zona Norte da cidade, está oferecendo uma suposta vacina contra a COVID-19 por R$ 50.

A primeira informação é do jornal Diário do Rio, mas ganhou a mídia e as redes sociais, a partir do último domingo (20/12). São inúmeras as declarações sobre a oferta do produto, que não tem qualquer comprovação científica de eficácia.

Muitos internautas começaram a postar imagens da caixa da possível vacina, embalada com dados escritos em mandarim, sugerindo a origem chinesa. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do estado ainda não se manifestou sobre o caso. Continue sempre bem informado. 

No Twitter e no Facebook, usuários que denunciaram a situação mostram que a mercadoria vem acompanhada de um "certificado de vacinação", oferecida dentro de uma caixa parecida às que são usadas para acondicionar remédios.

E não para por aí. Para quem quiser fazer a aplicação na hora, os vendedores cobram R$ 10 a mais, como pagamento pelo serviço de "enfermeiro". Não custa lembrar que vacinas devem ser sempre procuradas em clínicas autorizadas ou postos de saúde. O governo já anunciou, inclusive, que, quando estiver disponível, a vacina contra o coronavírus será gratuita.