Sucesso na mídia e no público, força-tarefa é criticada por violações civis, apresenta resultados pífios e deixa no bem-bom grandes operadores da corrupção
A Lava Jato já acusou mais de 500 pessoas – são mais de 130 denúncias criminais e cerca de 50 sentenças, com penas que alcançam mais de 2.200 anos de prisão. Entre os prisioneiros estão um ex-presidente da República, um ex-governador do Rio de Janeiro e um ex-presidente da Câmara dos Deputados. O dinheiro recuperado chega a quase R$ 14 bilhões. A força-tarefa catapultou o juiz Sergio Moro ao posto de atual ministro da Justiça. Mas, embora pareça um sucesso na mídia e aos olhos do público, a operação se revela cada mais um fiasco em resultados.
Reportagem de Maria Lima e Thiago Herdy na revista Época mostra que não são poucas as restrições contra o modus operandi da operação, acusada de violações contínuas aos direitos individuais. Além de colaborações com resultados pífios, que trouxeram para delatores como Sérgio Machado e Delcídio Amaral não só a liberdade, mas uma vida nababesca.
Machado, cuja delação em 2016 prometia explodir o MDB, não ficou sequer um dia na prisão e mora em uma mansão com quadras poliesportivas, um cata-vento gigante para produção de energia eólica, piscinas e várias construções luxuosas. A investigação caminha a passos lentos no Judiciário e o ‘delator premiado’ sequer tem o incômodo da tornozeleira eletrônica.
Já o ex-senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, delatou crimes de figuras como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Segundo a revista, “Amaral sempre foi sujeito com aguçado senso de oportunidade: foi PSDB quando convinha ser PSDB, PT quando o melhor era ser PT e, ao que parece, em tempos de Lava Jato, delator quando era propício ser delator”. Hoje vive entre São Paulo e Campo Grande, onde cuida da propriedade que pertenceu a seus pais e tem uma vida animada — é figura carimbada nas colunas sociais da cidade.
https://www.osnovosinconfidentes.com.br/a-vida-boa-dos-delatores-premiados-da-lava-jato/