OAB deve apurar denúncia de que delator foi forçado a entregar Kassab


Enviado em 22 de maio de 2018 às 22:45:29


 

O advogado Guilherme Batochio, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil por São Paulo, solicitou que a Presidência do Conselho Federal da entidade “exija completa apuração” para saber se um delator foi pressionado por um promotor de Justiça a delatar o ex-prefeito paulista Gilberto Kassab, hoje ministro da Ciência e Tecnologia.

Batochio se refere à denúncia de Ronilson Rodrigues, ex-subsecretário da Fazenda de São Paulo, de que só teve sua proposta de delação rejeitada por não ter falado nada sobre Kassab. Conforme o jornal Folha de S.Paulo, ele disse ter sido forçado pelo promotor Roberto Bodini a envolver o ex-prefeito no caso da “máfia do ISS”.

“Ele queria que eu dissesse o que ele queria, não o que eu sabia”, disse Rodrigues ao jornal. O ex-auditor contou ao jornal que delatou diversos políticos, inclusive vereadores, mas não Kassab.

Para Batochio, caso a denúncia se confirme, será um caso de “tortura psicológica” para que um réu incrimine outro. Por isso, diz, a atuação da OAB é importante. O presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, se comprometeu a falar sobre o assunto com o presidente da seccional paulista, Marcos da Costa.

O caso da máfia do ISS foi descoberto pela Controladoria-Geral do Município de São Paulo em 2013. De acordo com o Ministério Público estdual, os envolvidos cobravam propina de empresas em troca de não autuar e dar descontos de ISS a empresas instaladas na capital paulista. A acusação fala em desvios de até R$ 500 milhões. Mais de 400 inquéritos e 24 processos foram abertos, que resultaram em uma condenação.


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Direito do proprietário a manter o uso de vagas de garagem

Enviado em: 15 de outubro de 2018

Artigos

Milícias e milicianos bolsonaristas

Enviado em: 14 de outubro de 2018

Artigos

A ascensão do fascismo

Enviado em: 13 de outubro de 2018

Artigos

Bolsonaristas mergulham país na noite do terror fascista

Enviado em: 12 de outubro de 2018

Artigos

Vara especializada em locações melhora imagem do TJMG

Enviado em: 05 de outubro de 2018

Artigos

Toffoli, sua casa e a casa da mãe Joana

Enviado em: 02 de outubro de 2018

Artigos

Com censura de Fux, perseguição a Lula virou selvageria

Enviado em: 29 de setembro de 2018

Artigos

Publicidade