Governador Fernando Pimentel entrega 51 viaturas para a Polícia Civil

Por Agência Minas


Enviado em 17 de janeiro de 2018 às 19:27:30


Para o governador, as viaturas serão essenciais para equipar a perícia técnica/ Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

 

Veículos destinados a 40 municípios de diversas regiões de Minas Gerais serão utilizados nos trabalhos da perícia criminal da instituição

O governador Fernando Pimentel entregou, nesta quarta-feira (17/1), no Palácio da Liberdade, 51 novas viaturas para a Polícia Civil de Minas Gerais. Os veículos foram destinados a 40 municípios de diversas áreas do estado, além do Instituto de Criminalística de Minas Gerais e do Instituto Médico Legal, em Belo Horizonte, para auxiliar os trabalhos de perícia criminal da instituição. Um outro veículo foi entregue à sede da Polícia Civil para uso administrativo.

“Nós estamos nos esforçando para dar à Polícia Civil as condições necessárias de trabalho e de eficiência naquilo que é sua missão institucional. E os resultados já começaram a aparecer em uma circunstância em que, na maior parte do Brasil, o que estamos vendo é o contrário. Em Minas Gerais estamos assistindo a uma queda significativa nos índices de criminalidade e isso, evidentemente, tem a ver com o trabalho das nossas forças de segurança. E destaco a Polícia Civil, já que sem ela isso também não seria possível”, afirmou.

Para o governador, as viaturas serão essenciais para equipar a perícia técnica. “A Polícia Civil é fundamental para a resolução daquilo que começou, muitas vezes, em um evento que tem a presença da Polícia Militar, mas que só se conclui se a Polícia Civil cumprir bem o seu papel. E é isso que nós estamos mostrando em Minas Gerais com a queda dos índices de criminalidade”, disse.

Por fim, Pimentel afirmou que o Governo do Estado passará a realizar promoções por merecimento dentro das carreiras da instituição. “Nós vamos publicar um decreto que regulamenta um dos artigos da Lei Orgânica da Polícia Civil, que nunca tinha sido regulamentado, e que cria a possibilidade de nós fazermos promoções por merecimento em todas as cinco carreiras da corporação”, finalizou.

O chefe da Polícia Civil em Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, destacou que os veículos irão contribuir para melhorar o serviço prestado pela instituição. “Tenho certeza que essa entrega vem para aprimorar e qualificar ainda mais as tarefas da nossa Polícia Civil, além de garantir um trabalho cada vez mais eficiente e de qualidade para a nossa população e para os nossos servidores”, afirmou.

João Octacílio lembrou que, recentemente, foram feitas entregas de outras viaturas,e que, em breve, será inaugurado o centro de treinamento avançado da Acadepol.  “Será o maior centro e a maior academia de Polícia Civil da América Latina”, finalizou o chefe da Polícia Civil.

O prefeito de Lavras, José Cherem, discursou em nome das prefeituras que irão receber os veículos e endossou a afirmação de que as viaturas irão fortalecer a instituição em todo o estado.

“Quero, publicamente, falar da importância da segurança para todos nós. Em nosso município houve uma diminuição da criminalidade devido ao excelente trabalho feito pelas instituições policiais, tanto a Civil quanto a Militar. Queria deixar meu profundo agradecimento a todos vocês homens e mulheres que servem a Polícia Civil e que nos ajudam cotidianamente”, disse.

Veículos

Estes veículos serão os primeiros a serem entregues com o novo layout estabelecido pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia – órgão colegiado que reúne todas as polícias civis dos estados e do Distrito Federal. De acordo com o novo padrão, será incluído o brasão da Polícia Civil de cada estado.

A distribuição foi feita a partir de análises técnicas e de estatística, levando em consideração doações realizadas recentemente (14 Pajeros), e considerando a redistribuição de outros veículos pré-existentes. 

Os municípios que irão receber uma viatura modelo Air Cross Citroën são Alfenas, Araguari, Bom Despacho, Capelinha, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Diamantina, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Iturama, Januária, João Monlevade, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Nova Serrana, Pará de Minas, Paracatu, Patrocínio, Passos, Pedra Azul,  Pirapora, Ponte Nova, Ribeirão das  Neves, Santa Luzia, São João Del Rei, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso,  Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberlândia,  Varginha, Vespasiano e Viçosa.

O Instituto de Criminalística de Minas Gerais irá receber outras nove unidades e o Instituto Médico Legal foi contemplado com uma viatura do mesmo modelo.  Os 51 veículos foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) por meio de convênios.

Presenças

Participaram das entregas os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Turismo, Ricardo Faria; de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão; de Casa Civil e de Relações Institucioinais, Marco Antônio Rezende; o chefe do Gabinete Militar do governador, coronel Fernando Arantes; além dos deputados federais Weliton Prado, Edson Moreira e Reginaldo Lopes. Também compareceram os deputados estaduais Thiago Cota, Geraldo Pimenta, Gustavo Santana, Fábio Avelar, Ulysses Gomes, Carlos Henrique, João Magalhães, Fábio Cherem e Durval Ângelo, além de prefeitos e integrantes da Polícia Civil.


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Morre aos 87 anos a ex-deputada Maria José Haueisen

Enviado em: 20 de fevereiro de 2018

Minas

Casal é encontrado morto em quarto de hotel no Centro de BH

Enviado em: 18 de fevereiro de 2018

Minas

Pesquisa

Publicidade