Ciência explica por que tendemos a querer mudar para a fila do lado


Enviado em 12 de janeiro de 2018 às 14:53:37


Filas únicas tendem a ser mais eficientes/ Getty Images... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2018/01/12/ciencia-explica-por-que-tendemos-a-querer-mudar-para-a-fila-do-lado.htm?cmpid=copiaecola

BBC

UOL

 

 

Não importa em qual fila você esteja, a sensação é que a do lado irá mais rápido. Mas mesmo que você mude de fila, a sensação continua: parece que a fila abandonada começou a andar justamente quando você saiu.

E aí, como agir? Ter paciência e esperar, mudar novamente ou desistir totalmente do que você precisava fazer?

O pesquisador Ryan Buell, da Escola de Negócios da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estudou justamente como os consumidores se comportam diante dessa situação.

De acordo com sua pesquisa, quando uma pessoa está em último na fila, tem quatro vezes mais chance de abandoná-la e duas vez mais chances de trocar de fila - mesmo que a outra fila não esteja objetivamente andando mais rápido. Mas se houver alguém atrás desse indivíduo, as chances caem.

Se mudar de lugar não necessariamente trará algum benefício, por que o fazemos?

A mulher do padre

Segundo Buell, esse comportamento é resultado de um fenômeno chamado "aversão ao último lugar" - que é o profundo desconforto sentido por pessoas ao ganhar menos do que outras, tirar a menor nota em uma prova ou ser o último da fila.

Especialista em gestão de negócios, Buell organizou um teste. Antes, avisou aos participantes de que ele demoraria cinco minutos para ser completado.

 


 
Entender o comportamento e a eficiência das filas é importante para a logística de negócios 

A tarefa na verdade demorava apenas um minuto, mas os participantes tinham que esperar em uma fila virtual antes de chegar ao formulário. Eles começavam no fim da fila e podiam esperar, trocar de fila ou cancelar a operação.

Uma entre cada cinco pessoas no fim da fila ficavam impacientes e mudavam para outra, sendo que a troca resultava em uma esperava 10% maior do que se eles tivessem ficado em seu lugar original. Quem trocou de fila duas vezes acabou tendo uma espera 67% maior.

O problema, de acordo com o pesquisador, é que a ansiedade é maior para quem está no fim da fila. Mas o número de pessoas atrás de você não tem absolutamente nada a ver com a velocidade com que a fila anda.

Quando entramos em uma, tendemos a fazer uma escolha de entrar na fila menor. Mas se vemos outra fila andando rápido, a aversão pelo último lugar pode nos levar a tomar uma decisão não muito racional, já que não temos toda a informação necessária para saber se o ritmo continuará aquele, se a outra espera será realmente menor.

A fila anda

Como evitar a tentação?

É bem simples, segundo o pesquisador: evitar olhar para trás ou conversar com as outras pessoas na fila parar passar o tempo.

A ONG americana Desmos, que visa promover a paixão pela matemática, também dá conselhos sobre como escolher uma fila. A organização diz que é melhor escolher a espera mais à esquerda, já que a maioria das pessoas é destra e tende a ir pela direita.

E no supermercado é melhor pegar a fila única que é atendida por diversos caixas (normalmente reservada para quem está com poucos volumes) - ela normalmente é mais comprida, mas anda mais rápido.

Segundo a teoria das filas - ramo da probabilidade que estuda a formação de filas do ponto de vista matemático -, as filas únicas são mais eficientes para atendimentos de consumidores, já que quem chega primeiro é atendido primeiro, independentemente da eficiência de cada caixa ou posto de atendimento.


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Redes sociais perdem espaço como fonte de notícia,diz relatório global

Enviado em: 16 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

Novo golpe no Instagram está invadindo contas de brasileiros

Enviado em: 16 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

Cientistas ‘cortam’ DNA de ratos machos, que desenvolvem ovários

Enviado em: 15 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

O grande perigo em atender celulares que estão carregando

Enviado em: 11 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

Pesquisa aponta que Facebook perde usuários para YouTube nos EUA

Enviado em: 03 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

Apple deve anunciar iOS 12 e iPhone SE2 na próxima segunda

Enviado em: 01 de junho de 2018

Ciência e Tecnologia

Nova plataforma promete detectar conteúdo falso em minutos

Enviado em: 31 de maio de 2018

Ciência e Tecnologia

Novo centro de pesquisa do Uber criará táxis voadores

Enviado em: 24 de maio de 2018

Ciência e Tecnologia

10 fatos sobre inteligência artificial que você precisa saber

Enviado em: 12 de maio de 2018

Ciência e Tecnologia

Escola de Belo Horizonte sedia maior feira de robótica colaborativa do mundo

Enviado em: 10 de maio de 2018

Ciência e Tecnologia

Pesquisa

Publicidade