Celebrações do Natal em BH trazem cultura e entretenimento aos espaços do Estado


Enviado em 16 de dezembro de 2017 às 18:10:23


 O consagrado coral BDMG faz apresentação no Coreto da Praça da Liberdade / Divulgação/BDMG

 

Cantatas, mostras fotográficas, projeções tridimensionais, récitas e leituras, além de apresentações de mais de 20 bandas e corais vão envolver a população durante todo o período natalino

A magia do Natal vai envolver a capital mineira com uma extensa programação nos equipamentos culturais geridos pelo Governo de Minas Gerais. O público será presenteado, por exemplo, com atividades que incluem apresentações de mais de 20 bandas e corais, no coreto da Praça da Liberdade, com grupos consagrados, como o coral BDMG e a Orquestra Jovem das Gerais.

"Messias", no Palácio das Artes, reúne todos os corpos artísticos da FCS / Foto: Netun Lima

 

No Circuito Liberdade, gerido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), o público poderá contemplar mostras fotográficas no Museu Mineiro e Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, projeções tridimensionais na fachada do Centro Cultural Banco do Brasil e até um presépio colaborativo feito pelo público em atelier aberto, na Casa Fiat de Cultura.

“A programação de fim de ano do Circuito Liberdade tem atrações gratuitas para toda a família. A exposição “120 anos: Primeiros Registros”,  no Museu Mineiro é uma mostra surpreendente sobre Belo Horizonte e uma grande homenagem à capital”, destaca Marcela França, coordenadora geral do Circuito Liberdade.

Cantatas e leituras realizadas por contadores de histórias na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, além de apresentações de orquestras e corais infanto-juvenis realizadas pela Copasa, vão incrementar o espírito natalino durante todo o período.

As récitas de “Messias”, realizadas pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), são uma oportunidade única de assistir à Cia. de Dança Palácio das Artes, à Orquestra Sinfônica e ao Coral Lírico de Minas Gerais juntos, em uma mesma montagem, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Luzes de Natal no Aglomerado da Serra, inauguradas dia 7/12  - Foto: Marcelo SantAnna/Imprensa MG

 

A programação especial se estende por toda Belo Horizonte. Quem passeia pela cidade às vésperas dos recessos e férias já pode ver, desde o último 7 de dezembro, as luzes de Natal em homenagem ao 120º aniversário de Belo Horizonte, na Praça da Liberdade.

São mais de 350 mil microlâmpadas de LED, projeto conceitual elaborado pela arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, de Divinópolis, vencedora do primeiro concurso de ideias da Cemig, que foi aberto a toda a população.

As luzes de Natal, em uma iniciativa inédita este ano, alcançam outras regiões da capital, como Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra e a Praça Amintas de Barros, em Venda Nova. O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 6 de janeiro de 2018.

 

Circuito Liberdade

Museu Mineiro tem exposições, uma das coleções exibe “A Má Noticia”, do artista Belmiro de Almeida, pintado em 1897 / Foto: Divulgação MM

 

Além do cenário luminoso natalino, a programação foi planejada atendendo a todos os públicos, com atividades no Circuito Liberdade que merecem destaque. A programação completa das bandas e corais que se apresentam na Praça da Liberdade pode ser acessada clicando aqui.

O presépio colaborativo feito pelo público em atelier aberto, com a curadoria do artista plástico Léo Piló, está exibido na Casa Fiat de Cultura. Nesta terceira edição, o projeto foi inspirado nos povos ameríndios: índios brasileiros, Incas, Maias e Astecas – e a flora e fauna do cerrado. O presépio pode ser visitado diariamente, das 10h às 21h, até o dia 6 de janeiro.

O Museu Mineiro encarta mais de cem obras que ficarão em exibição na Galeria de Exposição Temporária e na Sala da Memória, dentro do casarão, que poderão ser vistas a partir do dia 20 de dezembro.

A programação completa do Natal no Circuito Liberdade está no site, clicando aqui

Exposição “Alex Flemming de Corpo e Alma”, no Palácio das Artes / Foto: Divulgação FCS

 

Fundação Clóvis Salgado

Na Fundação Clóvis Salgado o grande evento esperado neste fim de ano são as récitas de "Messias", coreografia baseada no oratório do compositor alemão Haendel, no encerramento da temporada 2017, no Grande Teatro do Palácio das Artes. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, às 20h30. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A exposição “Alex Flemming de Corpo e Alma” rreúne 150 trabalhos do artista paulistano, Alex Flemming, na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, até 25 de fevereiro de 2018. De terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 16h às 21h.

A programação dos espaços da Fundação Clóvis Salgado durante o período natalino podem ser acessados clicando aqui. No mês de janeiro, o Palácio das Artes recebe nova agenda, com ampla programação para 2018.

Copasa

A agenda das cantatas com o Coral da Copasa, o Coral Infantil Gotas da Canção e a Orquestra Jovem das Gerais pode ser acessada clicando aqui.

As apresentações acontecem em diversos pontos da cidade, como Memorial Minas Gerais Vale e Coreto da Praça da Liberdade.

Biblioteca Pública Estadual 

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais realiza eventos de confraternização para toda a família . A primeira Cantata de Natal, da Biblioteca Pública, com o Grupo Kerigma, que desde 2001 leva através da arte mensagens de amor, paz e esperança, é o mais aguardado. A cantata acontece no dia 20 de dezembro, às 19h.

A leitura do livro A História de um Quebra-Nozes, romance de Ernest Theodor Amadeus Hoffmann, clássico conto de Natal recriado por Mariane Biggio, utilizando as rimas do cordel, será apresentada pela equipe de contadores de histórias do setor Infantojuvenil (BIJU), nesta sexta-feira (16/12), às 10 horas.

Árvore de Natal temática da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais / Foto: Vinícius Cardoso

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Pesquisa

Publicidade