Mineiros acham a fórmula do ouro verde


Enviado em 07 de setembro de 2011 às 16:11:18



Fonte: Brasil 247

Uma pequena mina, localizada no meio da selva colombiana, é responsável pelo desenvolvimento de uma nova técnica de extração mineral. O processo troca o uso de químicos tóxicos e o desmatamento por práticas tradicionais que permitem a extração mais sustentável do ouro. A ideia partiu especificamente do mineiro Américo Mosquera, 53 anos, mas agora já faz parte da vida de todos os trabalhadores da mina, que mudaram seus hábitos de trabalho.

A técnica consiste em usar um líquido viscoso extraído das folhas de uma árvore para separar o ouro das impurezas naturais, sem uso de nenhuma espécie de maquinário. “Se esta mina usasse maquinário em vez de técnicas tradicionais, seria uma devastação terrível”, diz Américo, segundo uma reportagem da BBC. A prática já conquistou, apesar de timidamente, o mercado global, em países como na Inglaterra, Finlândia e Canadá, obtendo até selos de Fair Trade, referentes ao comércio justo.

A família do mineiro integra a Associação do Ouro Verde, um projeto comunitário de mineração em uma das partes mais pobres e negligenciadas da América Latina. Os trabalhadores que integram a associação recebem 15% a mais por seu ouro, valor pago pelos consumidores finais. O dinheiro recebido é revertido em minério ou divido entre as famílias. No entanto, a inovação usada por Américo e outras 114 famílias da associação são raras entre os trabalhadores de minas espalhados por esta região. Atualmente, 150 milhões de pessoas dependem da mineração do ouro para viver, o dobro do que há 10 anos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, diz WWF

Enviado em: 05 de março de 2019

Meio Ambiente

Fernando de Noronha incrementa combate contra plásticos descartáveis

Enviado em: 02 de fevereiro de 2019

Meio Ambiente

‘Ressaca’ de plástico descartável no fim de ano preocupa a ONU

Enviado em: 28 de dezembro de 2018

Meio Ambiente

Pesquisa

Publicidade