Como acontece todos os anos nas semanas que antecedem o Carnaval, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) coloca na rua o Festival de Verão. A edição deste ano, a 13ª, começa nesta segunda-feira (11). Serão 13 oficinas, um ciclo de debates e oito eventos culturais, todos previstos para serem realizados em instalações da universidade no Centro de Belo Horizonte.

Logo na abertura, dia 11, o Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) apresenta, a partir das 19h, a obra “Suíte Capoeira”. O show-concerto levará ao palco berimbaus das rodas de capoeira (patrimônio imaterial da humanidade) e capoeiristas, em diálogo com instrumentos orquestrais. 

A cultura dos quadrinhos ganhou espaço no Festival com três oficinas: “Todo mundo consegue fazer quadrinhos”; “Superman, das origens nos quadrinhos à Segunda Guerra Mundial” e “Desenho e cartoon”. Para participar das oficinas, não é preciso saber desenhar, esclarece o oficineiro Daniel Leal Werneck, professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Ele explica que os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver fundamentos da narrativa em quadrinhos, como legibilidade, ritmo e narrativa. “Nosso foco será criar personagens e contar histórias”, explica.

Transexualidade

Entre os temas que estarão em debate no Festival de Verão, um é o da transexualidade. O conferencista será o filósofo e professor adjunto da Faculdade de Educação (FaE), Paulo Henrique de Queiroz Nogueira. Durante o Festival, ele vai participar do ciclo de debates “Transvivência: diálogos sobre o direito à diferença na universidade”.

Paulo Henrique, que atua no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), vai apresentar detalhes da pesquisa feita com estudantes da UFMG que solicitaram a mudança do nome social. 

O debate será no dia 14 de fevereiro, das 10h às 12h, no miniauditório do Conservatório da UFMG. Não há necessidade de inscrição prévia e a entrada está condicionada à lotação do espaço. A programação completa pode ser conferida em www.ufmg.br/festivaldeverao/13-festival.