Trump volta a defender muro e diz que México está pagando por barreira


Enviado em 10 de janeiro de 2019 às 21:07:50


   Foto: Saul Loeb/AFP

 

Por: AE

 

Enquanto a paralisação parcial da máquina pública federal dos Estados Unidos tem continuidade, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, voltou a defender a construção de uma barreira física na fronteira do país com o México e disse que os mexicanos já estão pagando pelo muro. "Se o Congresso aprovar o USMCA, o México estará pagando pelo muro", afirmou Trump em visita à cidade de McAllen, Texas, que faz fronteira com o território mexicano.
 
"O muro pode ser de concreto ou de aço. Só quero que ele seja construído. E será. Iremos erguer um poderoso muro de aço na nossa fronteira sul", disse o presidente. Trump também afirmou que a verba que ele deseja para a obra - US$ 5,7 bilhões - não será destinada somente à construção, mas sim a outras ações na fronteira. "Os contrabandistas nem tentariam entrar no nosso país se houvesse uma barreira física. Nosso plano inclui detectar drogas em aeroportos e mais agentes de segurança para defender o nosso país", comentou o republicano.
 
Como não consegue aprovar o financiamento à construção do muro por meio do Congresso, o presidente cogita declarar emergência nacional para a segurança na fronteira. No entanto, o vice-presidente Mike Pence disse que Trump ainda não tomou uma decisão sobre o assunto, mas acrescentou que "ele fará isso de uma forma ou de outra". Em Washington, Pence disse que pediu aos democratas que negociem o fim da paralisação, que está no 20º dia. Ele disse aos repórteres que é hora do Congresso "fazer o seu trabalho".
 
Além disso, Pence indicou que Trump tem pouco interesse em um acordo mais amplo de imigração para acabar com a paralisação. De acordo com o vice-presidente americano, Trump está esperando para ver a decisão de tribunais sobre a legalidade do Daca, um programa da era Obama que protege da deportação jovens imigrantes que foram levados aos EUA ilegalmente ainda crianças.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Armas : mundo restringe cada vez mais enquanto Brasil libera

Enviado em: 15 de janeiro de 2019

Internacional

A vida pública de Bezos acaba com sua vida privada

Enviado em: 15 de janeiro de 2019

Internacional

Premiê britânica faz último apelo para o Brexit

Enviado em: 15 de janeiro de 2019

Internacional

Battisti ficará em isolamento por um ano em prisão na Sardenha

Enviado em: 15 de janeiro de 2019

Internacional

Battisti chega a Roma após quase 40 anos foragido da Justiça

Enviado em: 14 de janeiro de 2019

Internacional

Encontrada segunda caixa preta de avião que caiu na Indonésia

Enviado em: 14 de janeiro de 2019

Internacional

Macri vem ao Brasil para conversar com Bolsonaro nesta semana

Enviado em: 14 de janeiro de 2019

Internacional

Publicidade