O Dia das Crianças já passou, mas ainda têm muitos eventos para o público infantil sendo realizados em Belo Horizonte. Neste fim de semana, é possível encontrar programação em diversos bairros, como Planalto, Palmares, São Gabriel, Savassi, entre outros.

Já os adultos podem contar com a Oktoberfest da Hofbräuhaus, casa alemã localizada no Cidade Jardim, ou relaxar com o festival de meditação que acontece na Assembleia Legislativa.

Veja os destaques da programação gratuita do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (19)

 

Grupo estreia espetáculo de dança

A Cia Movimento do Beco, grupo formado por jovens dançarinos de hip hop e dança contemporânea, estreia o espetáculo “Lâminas”. A apresentação é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvida a partir do tema "Juventude e Drogas", que por meio da coreografia procura transmitir os anseios e reflexões intrínsecos à realidade social dos jovens responsáveis pela montagem.
Onde: Casa do Beco (av. Artur Bernardes, 3876, Barragem Santa Lúcia)
Quando: sexta e domingo, às 20h

 

Público escolhe repertório de show

Nesta sexta, o Minascasa recebe mais uma edição do projeto “Na Calçada”, que conta com food trucks e show da cantora Fabíola Porto, que apresenta show inspirado no projeto Varal – é o público quem escolhe o repertório.
Onde: Shopping Mincascasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)
Quando: sexta, das 16h às 22h

 

Academia do Skate chega ao Shopping Estação

A Academia do Skate aporta no Shopping Estação BH. O evento conta com uma pista de 100 m², kit de segurança e profissionais especializados para formar novos atletas. Será reproduzido um circuito street indoor, com obstáculos, rampas, corrimãos e mini half, que tornarão a experiência do público completa.
Onde: Shopping Estação BH (av. Cristiano Machado, 11833)
Quando: a partir de sexta. De terça a sábado, das 10h às 20h

 

SÁBADO (20)

 

Dentistas fazem prevenção bucal em crianças

Uma grande mobilização social percorre oito estados com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da saúde bucal desde a infância. Mais de mil dentistas do Grupo Qualidade em Saúde participam da "Campanha Nacional Check-up Preventivo Digital Kids", com atendimentos gratuitos a crianças de todas as idades. Além das ações preventivas, a criançada vai contar com diversas atividades recreativas, assim como distribuição de lanches e kits de higiene bucal. Não precisa marcar horário de atendimento.
Onde: ASPAC (Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação)
Quando: sábado, das 9h às 13h

 

Leitura e contação de histórias no Palmares

O Parque Renato Azeredo recebe a sua Festa da Criança, com atividades de entretenimento e cultura para o público infantil, como espaço para leitura, brinquedos, contação de história e oficinas.
Onde: Parque Renato Azeredo (av. José Cleto, s/n, Palmares)
Quando: sábado, das 9h às 13h

 

Atrações para crianças no São Gabriel

O bairro São Gabriel recebe a rua de lazer, com atividades de entretenimento para toda família como brincadeiras, slackline, jogo de futebol, apresentações culturais e musicais, brinquedos infláveis, dentre outras.
Onde: Parque Tião dos Santos (rua Operário Silva, 60, São Gabriel)
Quando: sábado, das 13h às 17h

 

Instruções sobre caminhada e saúde na Pampulha

A Praça Geralda da Mata Pimentel, na Pampulha, vai receber mais uma edição do aulão gratuito de caminhada e corrida da Vitallis. No evento, profissionais oferecem um treino coletivo de atividades funcionais e montam grupos de caminhada e corrida. Os participantes ainda contam com aferição de pressão, peso e circunferência abdominal.
Onde: Praça Geralda da Mata Pimentel, na Pampulha
Quando: sábado, a partir das 8h

 

Hofbräuhaus realiza a Oktoberfest

Belo Horizonte e cidades de todo o país celebram durante o mês de outubro diversas versões da Oktoberfest, tradicional festa alemã com cervejas típicas da escola alemã e gastronomia bávara. A filial da Hofbräu na América Latina – Hofbräuhaus BH – promove então a sua Oktoberfest com shows de Daniel Lima, Alemão Cascudo, Ca$h e Velotrol.
Onde: rua Bernardo Mascarenhas, próximo à avenida do Contorno, Cidade Jardim
Quando: sábado, das 10h às 20h

 

ALMG recebe Festival de Meditação

Com o objetivo de contribuir para a promoção da Cultura da Paz, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove o VI Festival de Meditação Todos pela Paz. Neste ano, serão oferecidas as seguintes linhas: meditação ativa, cristã e do gongo, meditação zen budista e prática de atenção plena, Tension Releasing Exercises (TRE), respiração circular e mantra-yoga. Não há necessidade de inscrição prévia.
Onde: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, Assembleia de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)
Quando: sábado, das 7h15 às 19h15

 

Espetáculo aborda história do Saci

São muitas as narrativas que envolvem a figura do Saci Pererê, mas uma coisa é certa: a história sempre acaba em confusão. O personagem é conhecido por levar emoção à rotina dos moradores do interior do Brasil. Essa história está presente no espetáculo “Foi Coisa de Saci”, da Cia ContaCausos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 20h

cia contacausos

A Cia ContaCausos apresenta a história do Saci Pererê

 

Coral Jovem Sesc se apresenta no Memorial

Formado por alunos da Orquestra de Câmara do núcleo Sesc Centro Cultural JK, em Belo Horizonte, o Coral Jovem Sesc apresenta repertório misto no Memorial Minas Gerais Vale. Sob batuta da maestrina Flávia Campanha, o grupo canta canções eruditas e músicas populares, especialmente brasileiras.
Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 15h

 

DOMINGO (21)

 

Corrida e brincadeiras na Savassi

O projeto BH é da Gente – Savassi recebe, neste domingo, a saída da Corrida Rústica PCD (Pessoas Com Deficiência). A corrida, que conta com 600 inscritos, será realizada das 9h ao meio-dia, no trecho da avenida Getúlio Vargas entre avenida Cristóvão Colombo e rua Paraíba. Haverá ainda recreação infantil, com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto.
Onde: Praça da Savassi
Quando: domingo, das 7h às 14h

 

Brinquedos infláveis na avenida Silva Lobo

No BH é da Gente - Silva Lobo, as crianças terão a opção de se divertir com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficinas de pintura de rosto. Elas também poderão participar de brincadeiras tradicionais como peteca, corda e jogo de amarelinha.
Onde: entre as ruas Xapuri e Garret (bairros Grajaú e Nova Granada)
Quando: domingo, das 7h às 14h

 

Projeto de incentivo à leitura vai à Pampulha

Para incentivar a leitura entre o público infantil e promover o aprendizado de forma lúdica, o Coleguium realiza mais uma edição do programa "Histórias na Praça". Quem comanda a contação de histórias é a Dona Livrolina, personagem de uma simpática bibliotecária aposentada que trabalhava no mundo das fadas.
Onde: Praça dos Esportes na Pampulha (rua Versília, s/n)
Quando: domingo, das 8h às 12h

 

Tambor na Praça recebe Miltinho Edilberto

O compositor, produtor e pesquisador de cultura popular Miltinho Edilberto é o convidado do projeto Tambor na Praça 2018. Ele tem em seu currículo músicas gravadas por grandes nomes, como Maria Bethânia, Maria Gadú, Sérgio Reis e Falamansa.
Onde: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia
Quando: domingo, às 16h

 

Festa reúne DJs de várias vertentes

Com a proposta de unir dança, música e arte, a festa Classics realizará a sua primeira edição no Parque Municipal. Estão confirmados AT$, Spider, Vhoor , Prettyn Boy, Maax , Kingdom, Bebela, Jahnu, Júlia, 1RG, Das Quebradas, Alex Emissário, Cubanito, BlackDom , Zulu, Deivid, Jaka e Mayrink, classificado em 2º lugar na seletiva nacional da maior competição de DJs free style do mundo, o Red Bull 3Style.
Onde: Parque Municipal
Quando: domingo, das 8h às 17h30

reinado itapecerica

Reinados se reúnem no bairro Aparecida 

 

Guardas de congado se reúnem no bairro Aparecida

A Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro da capital mineira, irá festejar Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus. Diversas guardas de congado de Belo Horizonte e Região Metropolitana se encontrarão ao som dos tambores sagrados. O festejo é aberto, gratuito e com um almoço congadeiro para os visitantes.
Onde: rua Amiro Rodrigues Campos, esquina com rua Cirilo de Araújo, bairro Aparecida
Quando: domingo, das 5h às 22h

 

Ziraldo em dose tripla para crianças

No mês em que é comemorado o aniversário de Ziraldo, o Memorial Minas Gerais Vale convida crianças para contato com três obras do cartunista, para que sejam transportadas ao universo infantil do autor. O público participa de contação de histórias com os clássicos “O Menino Maluquinho” e “Menina Nina”. Na sequência, uma breve cena de teatro, com “Flicts”, por Mariana Jacques.
Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 11h

 

Sinfonia de Betânia realiza concerto

A Orquestra Sinfonia de Betânia é a atração deste domingo dos Concertos Dominicais Peter Lund. No repertório, estão composições de Marc-Antoine Charpentier, Georg Philipp Telemann, Antonio Lucio Vivaldi, entre outros.
Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico)
Quando: domingo, às 11h